A finalidade das juntas industriais é criar e manter uma vedação ajustada entre componentes separáveis, impedindo vazamentos de fluídos na junção de duas estruturas conectadas.
As juntas industriais podem ser fabricadas em diversos materiais, tais como: papelão hidráulico, borracha, teflon, grafite flexível, cortiça, metal e entre outros. A escolha da junta e a ser utilizada vai depender da condição de trabalho que ela será submetida.
A aplicação das juntas de vedação ocorre em diversos segmentos industriais, entre eles:
- Setor petrolífero;
- Setor siderúrgico;
- Setor alimentício;
- Setor petroquímico;
- Setor automotivo;
- Setor aéreo;
- Setor minerário;
- Industria de modo geral.
Existem diversas características que a junta de vedação industrial apresenta, entre elas está a sua resistência alta a temperatura e pressão, compatibilidade química, baixo relaxamento, resistência mecânica e elevada resistência ao esmagamento. Mas um fator importante na aplicação desta peça é a forma que ela é instalada, sendo que sempre deve se respeitar as boas praticas de instalação, que são a limpeza do local onde será instalado a peça, a lubrificação dos parafusos, estojos e porcas e o torque correto.
Dessa forma, conhecendo os dados das condições de trabalho, a escolha da junta e a forma que ela será instalada, vai determinar o sucesso operacional do sistema de vedação.
Inserir Comentário